"Nada!" Essa foi a resposta do meu irmão ao me ver escrevendo esse post.
Sim, ele estava brincado!
Sim, ele estava brincado!
Mas vamos falar sério...
O Nutricionista é um profissional apto a trabalhar em ambulatórios, atendendo clientes encaminhados por médicos - em casos de necessidade de seguir uma dieta específica - ou simplesmente por demanda pessoal. Home care, que é o atendimento domiciliar também tem ganhado seu espaço. Na saúde coletiva, o nutricionista trabalha com promoção, prevenção e tratamentos/acompanhamentos individualizados ou em grupos, realizando dinâmicas multiprofissionais.
Nos hospitais, o profissional é uma peça fundamental na recuperação dos pacientes internados. Uma dieta adequada às demandas da doença ou doenças instaladas no paciente potencializa sua resposta aos medicamentos. Entretanto, nem sempre a nutrição vem para ajudar na cura, mas para proporcionar ao paciente um conforto, até a hora de sua partida. Acontece muito em pacientes terminais.
Outro espaço bem conhecido são os restaurantes e quaisquer outros estabelecimentos que produzam algum alimento como padarias e lanchonetes. Estabelecimentos que contam com o trabalho desse profissional apresentam para o cliente um produto com controle de qualidade nutricional, além de boas práticas de fabricação - processos que garantem um alimento seguro, livre de contaminação. Nas escolas particulares e públicas também estamos presentes.
Na mesma linha dos estabelecimentos comerciais, o nutricionista tem ganhado espaço nos buffets. O deslocamento dos alimentos das cozinhas dos buffets até os eventos deve ser controlado e ao chegarem devem ser corretamente manipulados.
Um ramo não muito familiar, mas ele também tem espaço para nós, é o marketing nutricional. Representação comercial de produtos alimentícios ou dietas hospitalares. Normalmente, a representação acontece em estabelecimentos com degustação, descrição do produto e qualidade nutricional.
Uma nova área de atuação, pouco explorada pelos profissionais é uma espécie de personal nutrition que auxilia e reeduca as atividades alimentares, desde as compras até o preparo dos alimentos.
Com essas informações, chegamos a uma deliciosa conclusão: o instrumento de trabalho do nutricionista é o alimento e por isso, devemos compreender bem as propriedades dos mesmos para aproveitar o melhor que eles tem a nos oferecer!
Quer saber mais?
PNAE
http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar
Programa Saúde na Escola
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16795&Itemid=1128
ANVISA - Boas Práticas de Fabricação
http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Alimentos/Assuntos+de+Interesse/Boas+Praticas+Nutricionais