terça-feira, 21 de abril de 2015

O dilema do glúten

Há meses a mídia tem bombardeado informações para a população dos benefícios de se incluir ou excluir certos alimentos ou substâncias na dieta. Precisamos analisar as informações de modo crítico para saber se realmente essas legações são válidas.



O glúten já foi identificado como uma substância maléfica para a saúde, assim como o ovo já foi um vilão. Mas será que a alegação negativa sobre a ingestão de glúten é verdadeira?

Primeiramente, o que é o gluten? É uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio e cevada. Então ele está presente em todos os alimentos que vão na sua composição farinha de trigo, cervejas e outros alimentos. Devido algumas pessoas apresentarem intolerância ao glúten, todos os produtos industrializados devem vir "Não contém glúten" ou "Contém glúten".

A humanidade tem contato com o glúten antes de Cristo, então o homem já passou por muitas mudanças fisiológicas e mesmo assim, a intolerância ao glúten não é predominante na população. Claro que minha recomendação não é o consumo descontrolado desses alimentos, até porque, alimentos que possuem glúten são altamente calóricos: pães, bolos, massas em geral, cervejas. E em algumas vezes alimentos que tem calorias vazias, ou seja, aqueles que possuem pequena quantidade de nutrientes e podem contribuir facilmente para o excesso de peso. Inclusive, esse é uma das causas da redução de peso de quem exclui o glúten da dieta, pois exclui também alimentos calóricos e este emagrecimento não é contínuo. Ocorre até um certo período e se estabiliza.

Quem retira o glúten da dieta sem recomendação médica não está trazendo malefícios ao seu organismo. Entretanto, deve estar ciente de que, para manter essa dieta fora de casa é praticamente impossível (restaurantes e bares) além de, os alimentos sem glúten, assim como os sem açúcar costumam ser duas vezes ou mais o valor das versões tradicionais.

Apesar de não concordar com a retirada de glúten da dieta com a justificativa de que ele é maléfico para a saúde, indivíduos que apresentam Doença Celíaca, devem sim retirar esse nutriente da dieta. O intestino delgado é internamente todo em microvilosidades e quando o glúten entra em contato com essas vilosidades, desencadeia uma inflamação que é caracterizada pelo encurtamento ou achatamento dessas microvilosidades. Isso reduz a absorção de vários nutrientes, além de provocar episódios de diarreia.


Quer saber mais?
  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/83celiaca.html
  • http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2012/12/ministerio-da-saude-cria-comite-de-atencao-a-pessoa-celiaca-3986985.html


Um comentário: